A avaliação é um dos elementos do processo de ensino e de aprendizagem, estando, por isso, intimamente ligada à trajetória escolar dos estudantes do professor. Nessa perspectiva, a avaliação precisa ser tratada, por um lado, como um instrumento que acompanha a construção do conhecimento do estudante e, por outro lado, servir ao professor como orientação e direcionamento nos processos de (re)ensino, a partir dos resultados apresentados por eles no decorrer dos processos de construção de conhecimento. PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco : Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 31. Entendendo a importância de levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, o professor de Arte elabora uma aula sobre a integração das linguagens das artes visuais às linguagens audiovisuais. Assim, propõe uma avaliação diagnóstica que consistirá em
✂️ a) explanar sobre artistas reconhecidos nas artes visuais e artistas renomados da linguagem audiovisual com registro em portfólio. ✂️ b) realizar uma avaliação escrita com questões discursivas e registro das hipóteses a respeito do tema que será desenvolvido. ✂️ c) comparar um filme do cinema mudo com uma animação digital, e registrar as diferentes técnicas realizadas. ✂️ d) ofertar materiais para releitura de algumas obras de artistas Pernambucanos que desenvolvem arte digital. ✂️ e) realizar um checklist das características observadas em uma animação de stop motion.