Os alunos com deficiência visual possuem grandes possibilidades de desenvolvimento pessoal e intelectual desde que sejam a eles oferecidas oportunidades de aprendizagem que utilizem metodologias e recursos didáticos adequados a sua forma de perceber e sentir o meio em que vivem. Promover a concretização de conceitos por meio de vivências no cotidiano e mediante a utilização de recursos didáticos que possam ser percebidos por todos os sentidos do corpo (tátil, cinestésico, auditivo, olfativo, gustativo e visual) é conduta indispensável para uma educação abrangente, que contemple as diversidades existentes entre os educandos.
Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol. 2. Fascículo IV. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2001. Com base no excerto acima e considerando a inserção de metodologias e recursos didáticos apropriados na educação das pessoas com deficiência visual é correto dizer que
✂️ a) a utilização de recursos adequados impede que estudantes com deficiência visual tenham acesso equitativo ao conhecimento e às experiências educacionais. ✂️ b) a cegueira não limita o contato e reconhecimento do ambiente físico pelo estudante cego, assim, os recursos didáticos são apenas auxiliares no processo de ensino e de aprendizagem. ✂️ c) livros em braille, materiais táteis e sonoros permitem que os estudantes cegos tenham acesso ao conhecimento com independência e auxiliam a compreensão de conceitos espaciais e visuais. ✂️ d) recursos didáticos adaptados não oferecem aos professores ferramentas que auxiliam no processo de ensino de estudantes cegos. ✂️ e) a disponibilidade de materiais adaptados dificulta o planejamento das aulas por parte do professor e interfere negativamente na interação do estudante cegos e seus colegas.