Os recursos destinados ao Atendimento Educacional Especializado dos estudantes cegos e com baixa visão devem ser inseridos em situações e vivências cotidianas que estimulem a exploração e o desenvolvimento pleno dos sentidos remanescentes. A variedade, a adequação e a qualidade dos recursos disponíveis possibilitam o acesso ao conhecimento, à comunicação e à aprendizagem significativa. SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual . SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007. Adaptado. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em: 13 jul. 2024 Considerando o texto apresentado, analise as afirmações e assinale a verdadeira.
✂️ a) Os esquemas, símbolos e diagramas empregados em algumas disciplinas não precisam ser adaptados para tornarem-se acessíveis para os estudantes cegos. ✂️ b) As representações em desenhos, os gráficos e as ilustrações de modo geral devem ser apresentados em relevo e/ou com o recurso de Audiodescrição e associadas à explicação do professor. ✂️ c) Os sólidos geométricos, os jogos de encaixe e similares são recursos de uso exclusivo dos estudantes cegos e, portanto, não necessitam de adaptações. ✂️ d) O uso de sucata e materiais de baixo custo deve ser evitado na produção de recursos e jogos didáticos. ✂️ e) A representação de objetos ou desenhos em relevo deve obedecer às dimensões do material original para não prejudicar a percepção dos detalhes.