Leia o texto a seguir sobre os releases.
A manutenção de um bom relacionamento com os jornalistas é
ajudada pelo envio de releases de boa qualidade. Textos
encaminhados por assessores que conquistaram respeito são,
certamente, mais bem examinados, e até telefonemas passam a
ser bem-vindos. Inclusive pela farta circulação de releases, editores
tendem a estabelecer critérios que chegam a impedir a publicação
na forma como foram recebidos.
DUARTE, J (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento Com A Mídia - Teoria e
Técnica . São Paulo: Atlas, 2018, p. 284.
É desaconselhável a publicação de um release na íntegra, sem
qualquer modificação, porque
✂️ a) seu uso integral ocorre quando o release é distribuído sob
embargo. ✂️ b) seu texto apresenta normalmente características publicitárias,
sem identificação das fontes prestadoras das informações. ✂️ c) seu aproveitamento integral exige o pagamento ao assessor
pelo uso do texto. ✂️ d) suas informações refletem apenas uma parte da história, de
acordo com a versão da empresa que as forneceu. ✂️ e) seus conteúdos se caracterizam pela falta de veracidade das
informações e pela inadequação do texto aos veículos
jornalísticos.