Uma conhecida rede social esteve no centro de um acirrado debate político global causado pelo vazamento de dados de 50 milhões de usuários norte-americanos, supostamente usados por uma empresa de consultoria para afinar com perfis psicológicos as estratégias de atração de voto de uma campanha eleitoral, em 2016. Alguns países e políticos, onde essa rede é investigada, exigiram explicações de seu criador e dono. Considerando-se esse contexto e o gerenciamento de crise em redes sociais em casos de vazamento de dados, é correto afirmar que:
✂️ a) O CEO da rede social deve tomar decisões de forma rápida, apurar fatos e fazer contato com os veículos de comunicação, justificando o vazamento de dados. ✂️ b) A rede social deve reconhecer o erro e assumir uma postura transparente no contato com os públicos de interesse, utilizando os recursos produzidos pelo comitê de gestão de crise. ✂️ c) O gerenciamento de crises deve ser adotado como um método por meio do qual se visa o trabalho com as falhas recorrentes, no longo prazo, do processo de gestão de uma rede social. ✂️ d) O comitê de crise da rede social deve providenciar, a cada ocorrência, um processo de gerenciamento da crise para que cada situação de insatisfação possa ser devidamente acompanhada. ✂️ e) O media training é um dos processos anteriores à crise que possibilitam mitigá-las em ambientes com rápida capacidade de multiplicação de informações, como ocorre nas redes sociais.