A história do ensino de Arte contribui para tecer o fio condutor
de sua trajetória no currículo da educação escolar. Na área dos
fundamentos e da história do ensino de Arte, é possível apontar
três grandes tendências e concepções de ensino de Arte presentes
na trajetória histórica da educação brasileira.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco :
Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 314
Tendo em vista o mencionado no texto, identifique a seguir quais
tendências e concepções pautam o ensino de Arte.
I. Renascentista, que tem como princípios básicos para o ensino
da Arte a importância do humanismo, a valorização do
conhecimento e do potencial humano.
II. Primitivista, em que o ensino tem enfoque na replicação de
estilos e técnicas artísticas, valorização de formas e símbolos
tradicionais.
III. Pré-Modernista, que entende o ensino como técnica para uma
formação meramente propedêutica.
IV. Pós-Moderno, que tem uma visão do ensino como
conhecimento e defende a ideia da Arte na educação com
ênfase na própria Arte.
V. Modernista, influenciada pela pedagogia experimental. Nela,
o ensino de Arte foi pensado a partir de duas concepções:
como Expressão e como Atividade.
As tendências e concepções que pautam o ensino de Arte são as
apresentadas em:
✂️ a) III, IV e V, apenas. ✂️ b) I, II e V, apenas. ✂️ c) III e IV, apenas. ✂️ d) I, II, IV e V apenas. ✂️ e) V, apenas.