Buckingham (2010) propõe pensar o letramento digital a
partir das discussões que o precedem sobre letramento
midiático. Entre os aspectos gerais que compõem o
letramento midiático, o autor apresenta o seguinte aspecto
conceitual geral:
“Letramento envolve também saber quem está
comunicando para quem e por quê. No contexto da mídia
digital, os jovens precisam estar cientes da crescente
importância das influências comerciais – em especial
porque estas, com frequência, são invisíveis aos olhos
do usuário. Há um aspecto de segurança aí: as crianças precisam saber quando estão sendo alvo de apelos comerciais e como as informações que fornecem
podem ser usadas pelas corporações comerciais. Mas
o letramento digital envolve também uma consciência
mais ampla do papel global de publicação, promoção e
patrocínio, e como elas influenciam a natureza da informação inicial disponível. É claro, esta consciência deve
ser estendida às fontes não comerciais e aos grupos de
interesse, que cada vez usam mais a web como meio
de persuasão e de influência”.
(UCKINGHAM, D. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da
Escolarização. Educação & Realidade . 2010)
Trata-se do componente conceitual de
✂️ a) audiência. ✂️ b) representação. ✂️ c) acessibilidade. ✂️ d) produção. ✂️ e) língua.