Um professor quer ampliar o letramento digital de seus
alunos. Para isso, leu o texto de Buckingham (2010) e
se surpreendeu com um dos aspectos conceituais que
compõem o letramento digital: a língua. De acordo com o
autor, esse aspecto diz respeito a uma
✂️ a) competência de reconhecer a influência das mídias
digitais na transformação da linguagem formal escolar, incentivando a adoção de registros informais e
criativos nas práticas pedagógicas. ✂️ b) habilidade de saber quem está comunicando para
quem e por quê, pois, no contexto da mídia digital,
os jovens precisam estar cientes da crescente importância das influências comerciais, em especial,
porque estas são invisíveis aos olhos do usuário. ✂️ c) apropriação instrumental das tecnologias digitais baseada no domínio de softwares e aplicativos, com
foco no uso acertado da linguagem verbal e escrita
nas interações em ambientes virtuais. ✂️ d) estratégia de interpretações e seleções da realidade,
que inevitavelmente incorpora valores e ideologias
implícitos, exigindo que os alunos sejam capazes de
avaliar a legitimidade do material que encontram. ✂️ e) consciência sistemática de como são construídos os
meios digitais e da retórica única da comunicação
interativa, envolvendo a compreensão da gramática
das formas de comunicação e a consciência dos
códigos e das convenções.