A trajetória histórica da Educação Física no Brasil
revela disputas em torno de seu papel na formação
humana. No contexto da virada paradigmática do final do
século XX, surge uma crítica às abordagens tradicionais,
que haviam consolidado a disciplina como instrumento de
controle e padronização corporal. Com base nessaperspectiva, assinale a alternativa que melhor expressa os
fundamentos da abordagem crítico-superadora da
Educação Física:
✂️ a) A Educação Física deve focar no desenvolvimento motor,
respeitando os estágios do crescimento infantil, com ênfase no
controle corporal e na técnica correta dos movimentos. ✂️ b) A prática pedagógica deve valorizar os esportes de
rendimento, promovendo a superação individual como caminho
para o progresso humano e social. ✂️ c) A disciplina deve ser planejada com base nos parâmetros
da aptidão física relacionada à saúde, enfatizando a prevenção
de doenças e os hábitos saudáveis. ✂️ d) A Educação Física deve ser compreendida como uma
prática social, cujos conteúdos precisam ser mediados
criticamente em sua historicidade, significados culturais e
conflitos de classe. ✂️ e) O foco da Educação Física escolar deve ser a formação
atlética do estudante, favorecendo sua participação em eventos
esportivos externos e olimpíadas escolares.