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Nas normativas das Diretrizes Nacionais para a Educação para a inclusão de pessoas c...
Responda: Nas normativas das Diretrizes Nacionais para a Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, é correto afirmar que
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Vamos analisar as alternativas:
a) Errada. As Diretrizes Nacionais para a Educação Inclusiva defendem que todas as crianças, independentemente de suas deficiências, têm direito à educação em escolas regulares, com o suporte necessário para sua inclusão. A ideia é justamente evitar o estigma e promover a integração social e o aprendizado.
b) Errada. Embora existam desafios na estrutura e na formação dos professores, a norma não afirma que a escola pública não está preparada, mas sim que deve se adequar para garantir a inclusão.
c) Errada. A escola regular deve oferecer vagas e garantir o aprendizado, não apenas a socialização. O objetivo é a inclusão plena, que envolve o desenvolvimento acadêmico e social.
d) Correta. A escola comprometida com a inclusão deve ter propostas que atendam a todas as crianças, considerando suas necessidades específicas. Isso inclui planejamento individualizado e conhecimento dos diferentes parâmetros de desenvolvimento.
e) Errada. A inclusão já é uma realidade e uma obrigação legal, não apenas uma promessa para o futuro. As pesquisas e capacitações são importantes, mas a inclusão deve ser efetivada no presente.
Portanto, a alternativa que melhor reflete as Diretrizes Nacionais para a Educação Inclusiva é a d).
Vamos analisar as alternativas:
a) Errada. As Diretrizes Nacionais para a Educação Inclusiva defendem que todas as crianças, independentemente de suas deficiências, têm direito à educação em escolas regulares, com o suporte necessário para sua inclusão. A ideia é justamente evitar o estigma e promover a integração social e o aprendizado.
b) Errada. Embora existam desafios na estrutura e na formação dos professores, a norma não afirma que a escola pública não está preparada, mas sim que deve se adequar para garantir a inclusão.
c) Errada. A escola regular deve oferecer vagas e garantir o aprendizado, não apenas a socialização. O objetivo é a inclusão plena, que envolve o desenvolvimento acadêmico e social.
d) Correta. A escola comprometida com a inclusão deve ter propostas que atendam a todas as crianças, considerando suas necessidades específicas. Isso inclui planejamento individualizado e conhecimento dos diferentes parâmetros de desenvolvimento.
e) Errada. A inclusão já é uma realidade e uma obrigação legal, não apenas uma promessa para o futuro. As pesquisas e capacitações são importantes, mas a inclusão deve ser efetivada no presente.
Portanto, a alternativa que melhor reflete as Diretrizes Nacionais para a Educação Inclusiva é a d).
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