Questões Pedagogia Supervisão Escolar
Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às esc...
Responda: Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como I. uma tarefa baseada na par...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
As propostas I, II e V refletem uma visão moderna e construtiva do papel do supervisor escolar. A proposta I enfatiza a importância da participação, cooperação, integração e flexibilidade, características essenciais para um ambiente educacional colaborativo e adaptativo. A proposta II destaca a necessidade de estabelecer uma parceria sólida com a equipe escolar, promovendo espaços de diálogo e interação, o que é crucial para o sucesso do trabalho do supervisor. Por fim, a proposta V aborda a importância da autoavaliação crítica e do desenvolvimento contínuo, tanto profissional quanto pessoal, essencial para a melhoria constante na supervisão escolar.
As propostas III e IV, por outro lado, apresentam concepções que podem ser consideradas limitantes ou menos alinhadas com uma abordagem progressista e integradora da supervisão escolar. A proposta III sugere uma falta de objetivos claros, o que pode dificultar a eficácia do trabalho do supervisor, enquanto a proposta IV caracteriza a supervisão como uma atividade excessivamente política e burocrática, o que pode comprometer a autonomia e a capacidade de inovação no ambiente escolar.
As propostas I, II e V refletem uma visão moderna e construtiva do papel do supervisor escolar. A proposta I enfatiza a importância da participação, cooperação, integração e flexibilidade, características essenciais para um ambiente educacional colaborativo e adaptativo. A proposta II destaca a necessidade de estabelecer uma parceria sólida com a equipe escolar, promovendo espaços de diálogo e interação, o que é crucial para o sucesso do trabalho do supervisor. Por fim, a proposta V aborda a importância da autoavaliação crítica e do desenvolvimento contínuo, tanto profissional quanto pessoal, essencial para a melhoria constante na supervisão escolar.
As propostas III e IV, por outro lado, apresentam concepções que podem ser consideradas limitantes ou menos alinhadas com uma abordagem progressista e integradora da supervisão escolar. A proposta III sugere uma falta de objetivos claros, o que pode dificultar a eficácia do trabalho do supervisor, enquanto a proposta IV caracteriza a supervisão como uma atividade excessivamente política e burocrática, o que pode comprometer a autonomia e a capacidade de inovação no ambiente escolar.
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