Questões Pedagogia Supervisão Escolar

Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às esc...

Responda: Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como I. uma tarefa baseada na par...


Q199129 | Pedagogia, Supervisão Escolar, Agente Técnico Legislativo Especializado Pedagogia, AL SP, FCC

Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como

I. uma tarefa baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade.

II. um trabalho que requer, para ser bem sucedido, o estabelecimento de uma sólida parceria com a equipe escolar, com espaços de interlocução garantidos na e pela escola.

III. uma prática que não pode ser aprisionada em objetivos claramente especificados, uma vez que depende do contexto de cada escola.

IV. uma atividade política, vinculada diretamente às esferas administrativas de poder, resultando daí seu caráter persuasivo, burocrático, cujo compromisso está em cumprir as diretrizes da SEE.

V. uma ação que envolve constante avaliação crítica acerca do próprio desempenho na escola, além de aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Espera-se do supervisor escolar APENAS as propostas apresentadas em

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Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

As propostas I, II e V refletem uma visão moderna e construtiva do papel do supervisor escolar. A proposta I enfatiza a importância da participação, cooperação, integração e flexibilidade, características essenciais para um ambiente educacional colaborativo e adaptativo. A proposta II destaca a necessidade de estabelecer uma parceria sólida com a equipe escolar, promovendo espaços de diálogo e interação, o que é crucial para o sucesso do trabalho do supervisor. Por fim, a proposta V aborda a importância da autoavaliação crítica e do desenvolvimento contínuo, tanto profissional quanto pessoal, essencial para a melhoria constante na supervisão escolar.

As propostas III e IV, por outro lado, apresentam concepções que podem ser consideradas limitantes ou menos alinhadas com uma abordagem progressista e integradora da supervisão escolar. A proposta III sugere uma falta de objetivos claros, o que pode dificultar a eficácia do trabalho do supervisor, enquanto a proposta IV caracteriza a supervisão como uma atividade excessivamente política e burocrática, o que pode comprometer a autonomia e a capacidade de inovação no ambiente escolar.
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