A ação supervisora a serviço de um ensino de qualidade como direito de todos, explicitada pela Secretaria de Estado da Educação, envolve ação de
✂️ a) fiscalização da escola pública, pois como representante do sistema central, deve verificar os resultados de rendimento dos alunos, a elaboração e cumprimento da proposta pedagógica e do plano diretor da escola, inspecionar o estado da estrutura física e cobrar dos profissionais da escola melhores resultados nos índices de aprendizagem dos seus alunos. ✂️ b) apoio à escola pública nas suas queixas, compartilhando e sendo solidária com as dificuldades com as quais a escola se defronta e para as quais, na maioria das vezes, a escola não consegue respostas, porque a estrutura burocrática não favorece sua ação local e não viabiliza uma ação supervisora efetiva, a favor da qualidade do ensino. ✂️ c) auditoria do Sistema Educacional do Estado, cobrando iniciativas das escolas no sentido de garantir um mínimo de qualidade de ensino, bem como a manutenção do prédio escolar e dos equipamentos, pois é responsabilidade do agente público cuidar para que os recursos do Estado, oriundos dos impostos, sejam aplicados de forma a atender às necessidades da população. ✂️ d) porta voz do Sistema levando a todas as escolas as orientações emanadas dos órgãos centrais, de modo a garantir que todas as unidades desenvolvam as mesmas atividades e projetos estabelecidos, para alcançarem resultados iguais, conforme as determinações e diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação. ✂️ e) apoio à escola na elaboração do Projeto Pedagógico, estimulando reflexões na análise das fragilidades e das medidas necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos; acompanhando resultados e a aplicação de medidas de correção de rumos, se necessárias; demandando e articulando as ações de responsabilidade da Diretoria de Ensino.