Questões Direito Processual Penal Teoria geral da prova

CONSIDERE AS HIPÓTESES SEGUINTES:I - O direito norte-americano, de onde impo...

Responda: CONSIDERE AS HIPÓTESES SEGUINTES:I - O direito norte-americano, de onde importamos a vedação constitucional de admissibilidade das provas ilicitas, apesar da reconhecida tecnologia de pr...


1Q225838 | Direito Processual Penal, Teoria geral da prova, Procurador, PGR, PGR

CONSIDERE AS HIPÓTESES SEGUINTES:

I - O direito norte-americano, de onde importamos a vedação constitucional de admissibilidade das provas ilicitas, apesar da reconhecida tecnologia de provas que lhe é peculiar, exibe como regra quase absoluta a vedação à prova ilicita, se e quando produzida pelos agentes do estado;

II - A prova da inocência do réu deve ser sempre aproveitada, em quaisquer circunstâncias;

III - As provas obtidas ilicitamente podem ser utilizadas no processo em razão do principio da proporcionalidade, punindo-se, porém, os responsáveis pela sua produção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos analisar cada uma das assertivas:

I - Correta. No direito norte-americano, há uma forte vedação à utilização de provas obtidas ilicitamente, especialmente quando produzidas por agentes do Estado. Isso é conhecido como "exclusionary rule", que impede que provas obtidas de forma ilegal sejam usadas no processo.

II - Correta. A prova da inocência do réu deve ser aproveitada sempre que possível, pois o sistema jurídico busca garantir a justiça e evitar condenações injustas.

III - Incorreta. As provas obtidas ilicitamente não podem ser utilizadas no processo, mesmo que haja o princípio da proporcionalidade. O uso dessas provas é vedado para proteger direitos fundamentais, e a punição dos responsáveis não legitima o uso da prova.

Portanto, apenas as assertivas I e II estão corretas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.