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Segundo a OMS, qualidade de vida diz respeito a um conjunto de percepções, metas, ex...
Responda: Segundo a OMS, qualidade de vida diz respeito a um conjunto de percepções, metas, expectativas, preocupações individuais no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que as pessoas vivem....
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Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa C
I. Resolve os problemas de estresse, depressão e afastamentos de empregados por outros motivos. INCORRETO → Um programa de qualidade de vida não tem o poder de eliminar totalmente problemas psicológicos ou de saúde, como estresse, depressão e afastamentos. Esses fatores podem ter origens múltiplas — pessoais, sociais e laborais — e exigem abordagens integradas de saúde física e mental. Os programas de qualidade de vida atuam de forma preventiva e educativa, reduzindo os riscos e promovendo hábitos mais saudáveis, mas não “resolvem” completamente essas situações complexas.
II. Melhora a capacidade de desempenho das atividades do dia a dia e da produtividade. CORRETO → Esses programas melhoram significativamente o desempenho e a produtividade dos colaboradores, pois incentivam práticas que favorecem o bem-estar físico, mental e emocional. Ao cuidar da saúde, promover pausas, ergonomia e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os trabalhadores se tornam mais engajados, concentrados e capazes de executar suas tarefas com eficiência.
III. Melhora o clima organizacional, o ambiente, as relações e ações saudáveis. CORRETO → A implementação de ações voltadas à qualidade de vida impacta diretamente o clima organizacional, tornando o ambiente mais harmonioso e colaborativo. Relações interpessoais se fortalecem, o respeito mútuo é incentivado e há uma maior identificação dos colaboradores com os valores e objetivos da empresa. Isso resulta em um ambiente mais saudável, motivador e produtivo.
IV. Aumenta os níveis de satisfação e saúde dos empregados, afetando também a imagem externa da organização. CORRETO → Ao promover saúde, bem-estar e satisfação entre os empregados, a organização fortalece sua imagem institucional, tanto interna quanto externamente. Funcionários mais saudáveis e satisfeitos tendem a representar melhor a empresa, transmitindo uma imagem positiva para clientes, parceiros e sociedade. Além disso, a redução do absenteísmo e o aumento do engajamento também refletem em melhor desempenho organizacional e reputacional.
I. Resolve os problemas de estresse, depressão e afastamentos de empregados por outros motivos. INCORRETO → Um programa de qualidade de vida não tem o poder de eliminar totalmente problemas psicológicos ou de saúde, como estresse, depressão e afastamentos. Esses fatores podem ter origens múltiplas — pessoais, sociais e laborais — e exigem abordagens integradas de saúde física e mental. Os programas de qualidade de vida atuam de forma preventiva e educativa, reduzindo os riscos e promovendo hábitos mais saudáveis, mas não “resolvem” completamente essas situações complexas.
II. Melhora a capacidade de desempenho das atividades do dia a dia e da produtividade. CORRETO → Esses programas melhoram significativamente o desempenho e a produtividade dos colaboradores, pois incentivam práticas que favorecem o bem-estar físico, mental e emocional. Ao cuidar da saúde, promover pausas, ergonomia e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os trabalhadores se tornam mais engajados, concentrados e capazes de executar suas tarefas com eficiência.
III. Melhora o clima organizacional, o ambiente, as relações e ações saudáveis. CORRETO → A implementação de ações voltadas à qualidade de vida impacta diretamente o clima organizacional, tornando o ambiente mais harmonioso e colaborativo. Relações interpessoais se fortalecem, o respeito mútuo é incentivado e há uma maior identificação dos colaboradores com os valores e objetivos da empresa. Isso resulta em um ambiente mais saudável, motivador e produtivo.
IV. Aumenta os níveis de satisfação e saúde dos empregados, afetando também a imagem externa da organização. CORRETO → Ao promover saúde, bem-estar e satisfação entre os empregados, a organização fortalece sua imagem institucional, tanto interna quanto externamente. Funcionários mais saudáveis e satisfeitos tendem a representar melhor a empresa, transmitindo uma imagem positiva para clientes, parceiros e sociedade. Além disso, a redução do absenteísmo e o aumento do engajamento também refletem em melhor desempenho organizacional e reputacional.
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