Questões Psicologia

Ricardo está separado há cerca de dois anos de Patrícia, que possui a guarda exclus...

Responda: Ricardo está separado há cerca de dois anos de Patrícia, que possui a guarda exclusiva de seus dois filhos. Ele possui o ‘direito de visita’ em finais de semana quinzenais. Mas, ultimamente, o ...


1Q231964 | Psicologia, Psicólogo, TJ SC, FGV

Ricardo está separado há cerca de dois anos de Patrícia, que possui a guarda exclusiva de seus dois filhos. Ele possui o ‘direito de visita’ em finais de semana quinzenais. Mas, ultimamente, o filho mais velho vem manifestando vontade de permanecer mais tempo em sua companhia. Com efeito, Ricardo ajuizou uma ação de guarda compartilhada, cujo pedido foi contestado pela outra parte, alegando que seu interesse era tão somente diminuir a pensão alimentícia. Patrícia também argumenta que Ricardo não possui carteira assinada, portanto, sem estabilidade financeira. Por fim, ela ressalta que a vontade de conviver por mais tempo com o pai é de apenas um dos filhos e não do outro. O caso foi encaminhado para avaliação psicológica.

Considerando que ao psicólogo cabe não apenas avaliar, mas também mediar, encaminhar, orientar e prestar esclarecimentos, o correto seria o profissional esclarecer às partes que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Vamos analisar as alternativas:

a) Errado. A guarda pode ser modificada sempre que houver mudança na situação dos pais ou no interesse dos filhos, não é algo imutável.

b) Errado. A guarda compartilhada não tem relação direta com a divisão da pensão alimentícia. A pensão é definida conforme a necessidade dos filhos e a capacidade dos pais, não necessariamente dividida meio a meio.

c) Errado. A guarda compartilhada pode ser aplicada mesmo sem acordo entre as partes, desde que seja o melhor para os filhos.

d) Errado. A ausência de emprego fixo não impede a guarda, pois o que importa é a capacidade de cuidar e prover o bem-estar da criança, não apenas a estabilidade financeira.

e) Correto. Mesmo que os irmãos tenham vontades diferentes, o ideal é que sejam tratados de forma igualitária, evitando favoritismos e promovendo a união entre eles.

Portanto, o psicólogo deve esclarecer que, apesar das diferenças entre os filhos, o melhor é que eles estejam juntos e recebam tratamento igualitário.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.