A etapa de distribuição das refeições tem como objetivo oferecer os alimento...

A etapa de distribuição das refeições tem como objetivo oferecer os alimentos para o consumo imediato, sob controle de tempo e de temperatura. Nessa etapa, um procedimento correto é o(a)


A etapa de distribuição das refeições tem como objetivo oferecer os alimentos para o consumo imediato, sob controle de tempo e de temperatura. Nessa etapa, um procedimento correto é o(a)

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Letícia Cunha
    Letícia Cunha
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a)
    A questão aborda procedimentos corretos na etapa de distribuição de refeições, focando em práticas que garantam a segurança alimentar.

    A alternativa 'a' é correta porque o uso de utensílios diferentes para servir produtos cozidos e crus é uma prática recomendada para evitar a contaminação cruzada. Isso significa que bactérias ou outros patógenos presentes em alimentos crus não devem entrar em contato com alimentos já cozidos, que não passarão por uma nova etapa de cocção para eliminar possíveis contaminações.

    As demais alternativas apresentam práticas que podem comprometer a segurança alimentar ou a qualidade dos alimentos. Por exemplo, a alternativa 'b' sugere evitar o reabastecimento das cubas, o que pode levar à manutenção dos alimentos em temperaturas inadequadas por longos períodos. A alternativa 'c' propõe o reaproveitamento de alimentos já distribuídos, o que pode ser inseguro se esses alimentos foram mantidos em condições inadequadas de temperatura. A alternativa 'd' sugere manter os alimentos destampados, o que pode levar à contaminação ou perda de qualidade. Finalmente, a alternativa 'e' menciona a manutenção de alimentos em temperatura ambiente por até duas horas, o que pode ser perigoso, pois muitos alimentos entram na zona de perigo de temperatura (entre 5°C e 60°C) onde bactérias podem se multiplicar rapidamente.

    Portanto, a alternativa 'a' é a única que descreve um procedimento correto e seguro para a distribuição de refeições.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.