Questões Pedagogia Processo de ensino aprendizagem
Um objetivo do trabalho com leitura no ambiente escolar é tornar as crianças leitores c...
Responda: Um objetivo do trabalho com leitura no ambiente escolar é tornar as crianças leitores competentes. Qual atitude é INADEQUADA para atingir esse objetivo?
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Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
O trabalho com leitura no ambiente escolar tem como objetivo principal tornar as crianças leitores competentes, ou seja, capazes de compreender e interpretar textos de forma crítica e reflexiva. Para atingir esse objetivo, é importante adotar práticas que estimulem o gosto pela leitura e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
A atitude inadequada para atingir esse objetivo é a opção a) Corrigir em voz alta para que a criança não erre mais. Corrigir de forma pública e constrangedora pode inibir a criança, gerar insegurança e prejudicar o processo de aprendizagem. É importante que a correção seja feita de forma construtiva, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno e incentivando a busca pelo conhecimento.
As demais opções estão alinhadas com práticas que contribuem para o desenvolvimento da competência leitora, como promover leitura para o deleite das crianças, incentivar registros dos livros lidos, contar o que leram e estruturar espaços reservados para leitura livre.
Portanto, a atitude de corrigir em voz alta para que a criança não erre mais não é adequada para atingir o objetivo de tornar as crianças leitores competentes.
O trabalho com leitura no ambiente escolar tem como objetivo principal tornar as crianças leitores competentes, ou seja, capazes de compreender e interpretar textos de forma crítica e reflexiva. Para atingir esse objetivo, é importante adotar práticas que estimulem o gosto pela leitura e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
A atitude inadequada para atingir esse objetivo é a opção a) Corrigir em voz alta para que a criança não erre mais. Corrigir de forma pública e constrangedora pode inibir a criança, gerar insegurança e prejudicar o processo de aprendizagem. É importante que a correção seja feita de forma construtiva, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno e incentivando a busca pelo conhecimento.
As demais opções estão alinhadas com práticas que contribuem para o desenvolvimento da competência leitora, como promover leitura para o deleite das crianças, incentivar registros dos livros lidos, contar o que leram e estruturar espaços reservados para leitura livre.
Portanto, a atitude de corrigir em voz alta para que a criança não erre mais não é adequada para atingir o objetivo de tornar as crianças leitores competentes.
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