“Em suas diferentes vocaç es, as pesquisas participantes atribuem aos agentes-populares diferentes posições na gestão de esferas de poder ao longo do processo da pesquisa, assim como na gestão dos processos de ação social dentro da qual a pesquisa participante tende a ser concebida como um instrumento, um método de ação científica ou um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, quase sempre mais amplo e de maior continuidade do que a pr pria pesquisa”. BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2007). Ao afirmarem que a pesquisa participante é também um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, os autores apontam que a pesquisa:
✂️ a) passa a ser encarada como um instrumento sociológico, somente de análise da realidade; ✂️ b) transcende seu caráter epistemológico, para alcançar dimensões ontológicas e axiológicas; ✂️ c) se materializa na formação política dos envolvidos, na medida em que está atrelada a grupos ideológicos; ✂️ d) deixa de ser um ato dialógico, na medida em que não há trocas de experiências entre os sujeitos; ✂️ e) deve ser tratada como trabalho político e pedagógico, não requerendo qualquer rigor científico.