Questões Matemática Geometria

Uma esfera de quatro metros de diâmetro é introduzida em um cilindro circular reto de t...

Responda: Uma esfera de quatro metros de diâmetro é introduzida em um cilindro circular reto de três metros de raio da base e seis metros de altura, completamente cheio de água. Após a inserção completa da e...


1Q337925 | Matemática, Geometria, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

Uma esfera de quatro metros de diâmetro é introduzida em um cilindro circular reto de três metros de raio da base e seis metros de altura, completamente cheio de água. Após a inserção completa da esfera, o volume de água remanescente no cilindro será, em m3: (Considere: ? = 3.)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Para resolver essa questão, precisamos calcular o volume de água deslocado pela esfera e subtrair esse volume do volume original do cilindro.

Primeiro, calculamos o volume da esfera. O diâmetro da esfera é de 4 metros, então o raio é de 2 metros (metade do diâmetro). A fórmula do volume da esfera é V = (4/3)πr³. Substituindo o raio, temos V = (4/3) * 3 * (2³) = (4/3) * 3 * 8 = 32 m³.

Agora, calculamos o volume do cilindro antes da inserção da esfera. A fórmula do volume do cilindro é V = πr²h. O raio é 3 metros e a altura é 6 metros. Substituindo os valores, temos V = 3 * (3²) * 6 = 3 * 9 * 6 = 162 m³.

Subtraindo o volume da esfera do volume do cilindro, temos 162 m³ - 32 m³ = 130 m³. Portanto, o volume de água remanescente no cilindro após a inserção da esfera é de 130 m³.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.