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Na central de telefonia (call center) de determinada empresa, 8 telefonistas, com jo...

Responda: Na central de telefonia (call center) de determinada empresa, 8 telefonistas, com jornada de trabalho de 6 horas, atendem a 400 ligações de clientes. Sabendo que os telefonistas dessa central sã...


1Q341190 | Raciocínio Lógico, Proposição, Técnico, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Na central de telefonia (call center) de determinada empresa, 8 telefonistas, com jornada de trabalho de 6 horas, atendem a 400 ligações de clientes. Sabendo que os telefonistas dessa central são igualmente eficientes, julgue os itens seguintes.

Caso a empresa, desejando atender o triplo de clientes, duplique a quantidade de telefonistas, todos com a mesma eficiência dos 8 iniciais, e aumente a quantidade de horas trabalhadas diariamente, a jornada de trabalho será aumentada em 50%.

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Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

Vamos analisar o problema passo a passo. Inicialmente, temos 8 telefonistas trabalhando 6 horas por dia, atendendo 400 ligações. A eficiência é igual para todos.

Queremos atender o triplo de clientes, ou seja, 1200 ligações. Para isso, a empresa dobra o número de telefonistas, passando de 8 para 16, e aumenta a jornada de trabalho, mantendo a eficiência constante.

A quantidade total de trabalho (em horas-homem) para atender 400 ligações é 8 telefonistas x 6 horas = 48 horas-homem.

Para atender 1200 ligações, que é o triplo, o trabalho total necessário será 3 vezes maior, ou seja, 48 x 3 = 144 horas-homem.

Com 16 telefonistas, para alcançar 144 horas-homem, a jornada diária deve ser 144 / 16 = 9 horas.

Comparando com a jornada inicial de 6 horas, o aumento é de 9 - 6 = 3 horas, que corresponde a 50% de aumento (3/6 = 0,5).

Portanto, a afirmação de que a jornada será aumentada em 50% está correta.

No entanto, o gabarito oficial indica que a resposta correta é 'Errado'. Isso sugere que há um erro na interpretação ou no enunciado.

Fazendo uma segunda análise, se a empresa deseja atender o triplo de clientes e dobra o número de telefonistas, a jornada de trabalho necessária para isso será:

Jornada nova = (3 x clientes x jornada inicial) / (2 x telefonistas) = (3 x 400 x 6) / (2 x 8) = (7200) / 16 = 450 horas / 16 = 9 horas.

O aumento é de 3 horas sobre 6 horas, ou seja, 50%.

Portanto, a conclusão é que a jornada será aumentada em 50%, e a afirmativa deveria ser 'Certo'.

Diante disso, a resposta correta é 'a', mas o gabarito oficial é 'b'. Isso pode indicar um erro no gabarito ou uma interpretação diferente do enunciado.

Assim, a resolução matemática indica que a afirmativa está correta, mas o gabarito oficial aponta o contrário.
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