Questões Enfermagem Saúde Mental

AS QUESTÕES 50 e 51 REFEREM-SE AO SEGUINTE CASO CLÍNICO: Verônica, 27 anos, c...

Responda: AS QUESTÕES 50 e 51 REFEREM-SE AO SEGUINTE CASO CLÍNICO: Verônica, 27 anos, compareceu a uma Unidade de Saúde da Família acompanhada de uma vizinha. Ela disse que perdeu um encaminhamento...


1Q365607 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, SES CE, CONESUL

AS QUESTÕES 50 e 51 REFEREM-SE AO SEGUINTE CASO CLÍNICO:

Verônica, 27 anos, compareceu a uma Unidade de Saúde da Família acompanhada de uma vizinha. Ela disse que perdeu um encaminhamento que o CAPS da cidade fez para a equipe da Unidade. Ela informa que há cerca de dois anos e meio morreu o companheiro com quem ela viveu durante três anos. Logo após a morte, ela se sentiu muito triste e desanimada. Como não conseguia reagir, parou de trabalhar como diarista e essa situação de desânimo chegou a tal ponto que em uma noite ela tentou se matar. Foi socorrida pelos vizinhos que a levaram para um hospital de emergência da cidade. De lá foi encaminhada para o CAPS onde se tratou até o mês passado. Teve melhora sensível, embora no decorrer do tratamento tenha tido fases em que se sente eufórica, chegando a fazer planos de muitas realizações e a contrair algumas dívidas que tem dificuldades de pagar. Há quase um ano encontra-se em situação estável, voltou a trabalhar há cerca de seis meses e continua tomando medicamentos. Foi encaminhada para ser acompanhada pela equipe da Unidade de Saúde da Família.

Qual a conduta mais apropriada diante do caso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Diante do caso apresentado, a conduta mais apropriada seria a alternativa a) O uso da medicação é importante para que a cliente mantenha-se estável, mas outros recursos como grupos e oficinas terapêuticas devem ser acrescentados.

Neste caso, Verônica apresenta um quadro de transtorno mental que já passou por momentos agudos, como a tentativa de suicídio, e atualmente encontra-se em uma fase estável, porém ainda necessitando de acompanhamento e tratamento. A utilização da medicação é importante para a estabilização do quadro, mas é fundamental também a inclusão de outros recursos terapêuticos, como grupos de apoio e oficinas terapêuticas, para promover a sua reintegração social e emocional.

Portanto, a abordagem multidisciplinar, que inclui o uso de medicação aliado a outras estratégias terapêuticas, é a mais indicada para o caso de Verônica.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.