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No processo de afirmação da História como disciplina científica, no século XIX,
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Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) No século XIX, durante o processo de afirmação da História como disciplina científica, predominava a valorização do documento escrito de caráter oficial como principal fonte para conhecer os fatos históricos. Isso se deve ao esforço dos historiadores em estabelecer a História como uma ciência rigorosa, baseada em evidências documentais verificáveis, especialmente documentos oficiais, registros administrativos, cartas e outros textos escritos.
As formas de narrativa oral e a memória comunitária eram consideradas menos confiáveis e, portanto, menos valorizadas nesse contexto. A oralidade era vista como subjetiva e passível de distorções, o que a colocava em segundo plano em relação aos documentos escritos.
As outras alternativas apresentam conceitos que não correspondem ao entendimento predominante do século XIX. Por exemplo, a alternativa a) sugere que as memórias orais eram aceitas como verdade oficial, o que não era o caso. A alternativa c) menciona a Paleografia, que é o estudo da escrita antiga, mas não relaciona diretamente a memória como ciência auxiliar da história nesse sentido.
A alternativa d) valoriza a memória comunitária como base alternativa, o que é uma perspectiva mais contemporânea, não típica do século XIX. Já a alternativa e) apresenta uma visão integrativa entre história e memória, que também é uma abordagem mais recente, não predominante no século XIX.
Portanto, a alternativa b) está correta por refletir o paradigma historiográfico do século XIX, que priorizava o documento escrito oficial em detrimento das narrativas orais e comunitárias.
As formas de narrativa oral e a memória comunitária eram consideradas menos confiáveis e, portanto, menos valorizadas nesse contexto. A oralidade era vista como subjetiva e passível de distorções, o que a colocava em segundo plano em relação aos documentos escritos.
As outras alternativas apresentam conceitos que não correspondem ao entendimento predominante do século XIX. Por exemplo, a alternativa a) sugere que as memórias orais eram aceitas como verdade oficial, o que não era o caso. A alternativa c) menciona a Paleografia, que é o estudo da escrita antiga, mas não relaciona diretamente a memória como ciência auxiliar da história nesse sentido.
A alternativa d) valoriza a memória comunitária como base alternativa, o que é uma perspectiva mais contemporânea, não típica do século XIX. Já a alternativa e) apresenta uma visão integrativa entre história e memória, que também é uma abordagem mais recente, não predominante no século XIX.
Portanto, a alternativa b) está correta por refletir o paradigma historiográfico do século XIX, que priorizava o documento escrito oficial em detrimento das narrativas orais e comunitárias.
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