Questões Direito Penal Crimes Contra a Liberdade Pessoal

Lucas é empregador dos trabalhadores Manuel, Francisco e Pedro em sua fazenda na zon...

Responda: Lucas é empregador dos trabalhadores Manuel, Francisco e Pedro em sua fazenda na zona rural. Analise as três situações apresentadas: I. Lucas retém a carteira de identidade de Manuel, úni...


1Q459023 | Direito Penal, Crimes Contra a Liberdade Pessoal, Analista Judiciário, TRT 12a, FGV, 2017

Lucas é empregador dos trabalhadores Manuel, Francisco e Pedro em sua fazenda na zona rural. Analise as três situações apresentadas:

I. Lucas retém a carteira de identidade de Manuel, único documento deste, impedindo que deixe o local de trabalho.

II. Lucas autoriza que Francisco gaste apenas 15 minutos todo dia para horário de almoço, de modo que Francisco somente pode comprar uma refeição na pequena cantina de Lucas que funciona dentro da fazenda. Em razão dos altos preços dos produtos, Francisco contrai dívida alta e é impedido de deixar a fazenda antes do pagamento dos valores devidos.

III. Lucas instala diversas câmeras e outros mecanismos de vigilância ostensiva na fazenda com o fim de reter Pedro em seu local de trabalho.

Considerando as situações apresentadas, o comportamento de Lucas em relação a Manuel, Francisco e Pedro configura, respectivamente, o(s) crime(s) de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A questão trata de três situações que configuram a redução à condição análoga à de escravo, conforme previsto no artigo 149 do Código Penal brasileiro.

Na situação I, a retenção da carteira de identidade de Manuel, que é seu único documento, e a proibição de deixar o local de trabalho configuram claramente a redução à condição análoga à de escravo, pois há restrição da liberdade e submissão a condições degradantes.

Na situação II, limitar o horário de almoço a apenas 15 minutos e impor uma dívida alta por produtos vendidos na cantina, impedindo Francisco de deixar a fazenda até o pagamento, também caracteriza redução à condição análoga à de escravo, pois há servidão por dívida e restrição da liberdade de locomoção.

Na situação III, a instalação de câmeras e mecanismos de vigilância ostensiva para reter Pedro no local de trabalho configura igualmente redução à condição análoga à de escravo, pois há vigilância e controle que restringem a liberdade do trabalhador.

A análise dupla confirma que todas as três situações configuram o mesmo crime, previsto no artigo 149 do Código Penal, que trata da redução à condição análoga à de escravo, justificando a alternativa a como correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.