Questões Direito Tributário Fato gerador

Ricardo dirigindo em alta velocidade colidiu em um acidente de trânsito com uma está...

Responda: Ricardo dirigindo em alta velocidade colidiu em um acidente de trânsito com uma estátua em uma praça do Município de Rio Grande da Serra. Após dois meses do acidente, é notificado pela Prefeitur...


1Q470747 | Direito Tributário, Fato gerador, Procurador, Prefeitura de Rio Grande da Serra SP, MOURA MELO

Ricardo dirigindo em alta velocidade colidiu em um acidente de trânsito com uma estátua em uma praça do Município de Rio Grande da Serra. Após dois meses do acidente, é notificado pela Prefeitura Municipal através de lançamento de ofício, cobrandolhe uma taxa de conservação. Pergunta-se, a Prefeitura ao notificá-lo agiu corretamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A Prefeitura não agiu corretamente ao cobrar uma taxa de conservação nesse caso. A taxa é um tributo vinculado a uma prestação de serviço público específico e divisível, ou a utilização efetiva ou potencial de um serviço público. No acidente, o dano causado à estátua gera uma obrigação de indenizar, que é uma obrigação civil, não uma obrigação tributária. Portanto, a cobrança de uma taxa para reparar o dano não é adequada, pois a obrigação tributária é distinta da obrigação de indenizar. Ricardo deve ser responsabilizado civilmente pelo dano, não tributariamente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.