No contexto da gestão do conhecimento das organizações, o valor total dos negócios da o...
Responda: No contexto da gestão do conhecimento das organizações, o valor total dos negócios da organização deve ser calculado a partir do valor dos clientes, do valor da organização e valor de competências,...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) capital estrutural.
No contexto da gestão do conhecimento, o capital intelectual de uma organização é composto por três elementos principais: capital humano, capital estrutural e capital relacional (ou valor dos clientes).
O capital humano refere-se ao conhecimento, habilidades e competências dos colaboradores. Já o capital estrutural é formado pelos processos, sistemas de informação, patentes, bases de dados e demais ativos intangíveis que permanecem na organização mesmo quando os colaboradores saem.
Portanto, os processos, sistemas de informação e patentes que permanecem na organização são caracterizados como capital estrutural, pois são recursos internos que suportam a operação e a inovação da empresa independentemente das pessoas.
A base de conhecimento (alternativa a) é um conceito mais específico, relacionado a repositórios de informações, mas não abrange todo o conjunto de ativos intangíveis estruturais.
Capital intelectual (alternativa c) é o termo mais amplo que engloba capital humano, estrutural e relacional.
Benchmark (alternativa d) é uma técnica de comparação de processos e práticas com outras organizações, não um tipo de capital.
Capital humano (alternativa e) refere-se exclusivamente às pessoas e suas competências, não aos ativos que permanecem na organização.
Assim, a alternativa correta é a letra b, conforme o gabarito oficial.
No contexto da gestão do conhecimento, o capital intelectual de uma organização é composto por três elementos principais: capital humano, capital estrutural e capital relacional (ou valor dos clientes).
O capital humano refere-se ao conhecimento, habilidades e competências dos colaboradores. Já o capital estrutural é formado pelos processos, sistemas de informação, patentes, bases de dados e demais ativos intangíveis que permanecem na organização mesmo quando os colaboradores saem.
Portanto, os processos, sistemas de informação e patentes que permanecem na organização são caracterizados como capital estrutural, pois são recursos internos que suportam a operação e a inovação da empresa independentemente das pessoas.
A base de conhecimento (alternativa a) é um conceito mais específico, relacionado a repositórios de informações, mas não abrange todo o conjunto de ativos intangíveis estruturais.
Capital intelectual (alternativa c) é o termo mais amplo que engloba capital humano, estrutural e relacional.
Benchmark (alternativa d) é uma técnica de comparação de processos e práticas com outras organizações, não um tipo de capital.
Capital humano (alternativa e) refere-se exclusivamente às pessoas e suas competências, não aos ativos que permanecem na organização.
Assim, a alternativa correta é a letra b, conforme o gabarito oficial.
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