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A efetivação do projeto político‐pedagógico da escola dá‐se por meio da org...
Responda: A efetivação do projeto político‐pedagógico da escola dá‐se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do pla...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
O planejamento participativo é uma abordagem que envolve a colaboração de diversos atores da comunidade escolar, como professores, alunos, gestores e familiares, na construção do currículo. Isso promove maior envolvimento e compromisso com o projeto político-pedagógico da escola.
O currículo integrado é caracterizado pela articulação entre diferentes áreas do conhecimento, buscando uma visão mais holística e contextualizada do aprendizado. Essa integração favorece a participação coletiva, pois exige diálogo e negociação entre os envolvidos para organizar os conteúdos e as atividades de forma coerente e significativa.
Portanto, a proposta curricular integrada é a que mais se adequa à realização de um planejamento participativo, pois permite a construção conjunta e a flexibilização do currículo, alinhando-o às necessidades e interesses da comunidade escolar.
Uma segunda análise confirma que o currículo integrado, por sua natureza interdisciplinar e colaborativa, é o mais indicado para o planejamento participativo, diferentemente de currículos mais tradicionais e segmentados, que tendem a ser elaborados de forma mais centralizada e menos dialogada.
O planejamento participativo é uma abordagem que envolve a colaboração de diversos atores da comunidade escolar, como professores, alunos, gestores e familiares, na construção do currículo. Isso promove maior envolvimento e compromisso com o projeto político-pedagógico da escola.
O currículo integrado é caracterizado pela articulação entre diferentes áreas do conhecimento, buscando uma visão mais holística e contextualizada do aprendizado. Essa integração favorece a participação coletiva, pois exige diálogo e negociação entre os envolvidos para organizar os conteúdos e as atividades de forma coerente e significativa.
Portanto, a proposta curricular integrada é a que mais se adequa à realização de um planejamento participativo, pois permite a construção conjunta e a flexibilização do currículo, alinhando-o às necessidades e interesses da comunidade escolar.
Uma segunda análise confirma que o currículo integrado, por sua natureza interdisciplinar e colaborativa, é o mais indicado para o planejamento participativo, diferentemente de currículos mais tradicionais e segmentados, que tendem a ser elaborados de forma mais centralizada e menos dialogada.
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