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O planejamento educacional no Brasil foi objeto de muitos estudos, pesquisas, dissertaç...
Responda: O planejamento educacional no Brasil foi objeto de muitos estudos, pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, cada um com o olhar e leitura do autor, desde sua perspectiva, situado e...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) O planejamento educacional no Brasil é um fenômeno que percorre o século XX e houve décadas alternando alguns períodos de participação, inicialmente focada nos agentes do governo e mais recentemente na sociedade civil organizada, e outros do vazio das vozes silenciadas.
O documento do Fórum Nacional de Educação (FNE) de 2011 destaca que o planejamento educacional no Brasil não é algo recente, mas sim um processo histórico que se desenvolveu ao longo do século XX. Durante esse período, houve momentos em que o planejamento foi mais centralizado, com protagonismo dos agentes governamentais, e outros em que a participação da sociedade civil ganhou força, refletindo as mudanças políticas e sociais do país.
A alternativa b) está incorreta porque o planejamento educacional antecede o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001-2011, havendo iniciativas anteriores, ainda que menos sistematizadas.
A alternativa c) é equivocada, pois embora o planejamento tenha enfrentado desafios, não se pode afirmar que nunca houve planejamento, pois há registros históricos e documentos oficiais que comprovam sua existência.
As alternativas d) e e) confundem o planejamento educacional com a história da educação no Brasil. A chegada dos jesuítas e da Família Real portuguesa são marcos históricos importantes para a educação, mas não caracterizam o início do planejamento educacional como processo estruturado.
Portanto, a alternativa a) é a que melhor representa a compreensão do processo de planejamento educacional no Brasil conforme o documento do FNE de 2011.
O documento do Fórum Nacional de Educação (FNE) de 2011 destaca que o planejamento educacional no Brasil não é algo recente, mas sim um processo histórico que se desenvolveu ao longo do século XX. Durante esse período, houve momentos em que o planejamento foi mais centralizado, com protagonismo dos agentes governamentais, e outros em que a participação da sociedade civil ganhou força, refletindo as mudanças políticas e sociais do país.
A alternativa b) está incorreta porque o planejamento educacional antecede o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001-2011, havendo iniciativas anteriores, ainda que menos sistematizadas.
A alternativa c) é equivocada, pois embora o planejamento tenha enfrentado desafios, não se pode afirmar que nunca houve planejamento, pois há registros históricos e documentos oficiais que comprovam sua existência.
As alternativas d) e e) confundem o planejamento educacional com a história da educação no Brasil. A chegada dos jesuítas e da Família Real portuguesa são marcos históricos importantes para a educação, mas não caracterizam o início do planejamento educacional como processo estruturado.
Portanto, a alternativa a) é a que melhor representa a compreensão do processo de planejamento educacional no Brasil conforme o documento do FNE de 2011.
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