Questões Pedagogia Elaboração do Planejamento de Ensino

O planejamento educacional no Brasil foi objeto de muitos estudos, pesquisas, dissertaç...

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1Q57754 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino

O planejamento educacional no Brasil foi objeto de muitos estudos, pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, cada um com o olhar e leitura do autor, desde sua perspectiva, situado em seu contexto político e suas circunstâncias históricas. Em 2011 o Fórum Nacional de Educação elaborou documento denominado Planejamento Educacional no Brasil, tratando da temática. BORDIGNON, Genuíno. Planejamento Educacional no Brasil. Brasília: FNE, 2011. A partir desse documento, pode-se compreender melhor o processo de planejamento educacional no Brasil que se caracteriza por alguns aspectos marcantes. Assinale a alternativa que caracteriza esses aspectos.
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Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) O planejamento educacional no Brasil é um fenômeno que percorre o século XX e houve décadas alternando alguns períodos de participação, inicialmente focada nos agentes do governo e mais recentemente na sociedade civil organizada, e outros do vazio das vozes silenciadas.

O documento do Fórum Nacional de Educação (FNE) de 2011 destaca que o planejamento educacional no Brasil não é algo recente, mas sim um processo histórico que se desenvolveu ao longo do século XX. Durante esse período, houve momentos em que o planejamento foi mais centralizado, com protagonismo dos agentes governamentais, e outros em que a participação da sociedade civil ganhou força, refletindo as mudanças políticas e sociais do país.

A alternativa b) está incorreta porque o planejamento educacional antecede o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001-2011, havendo iniciativas anteriores, ainda que menos sistematizadas.

A alternativa c) é equivocada, pois embora o planejamento tenha enfrentado desafios, não se pode afirmar que nunca houve planejamento, pois há registros históricos e documentos oficiais que comprovam sua existência.

As alternativas d) e e) confundem o planejamento educacional com a história da educação no Brasil. A chegada dos jesuítas e da Família Real portuguesa são marcos históricos importantes para a educação, mas não caracterizam o início do planejamento educacional como processo estruturado.

Portanto, a alternativa a) é a que melhor representa a compreensão do processo de planejamento educacional no Brasil conforme o documento do FNE de 2011.
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