A elaboração de planos de aula é uma prática essencial
para a organização docente, promovendo o bom
andamento das atividades e auxiliando no
acompanhamento da aprendizagem dos estudantes.
Esses planos permitem variar estratégias de ensino,
adaptando-se às necessidades de aprendizado e ao
tempo disponível. Contudo, é importante reconhecer que
a execução do planejamento dificilmente ocorrerá
exatamente como previsto, considerando o fator humano
e as condições do ambiente escolar.
A sequência do que foi pensado geralmente é executada
a depender de vários fatores, tais como:
a) A escolha apropriada dos conteúdos do programa de
ensino, a garantia de acesso dos alunos a esses
recursos, as orientações oferecidas pelas Diretrizes
Curricular Nacionais, juntamente com a estruturação
do currículo oculto e o tempo previsto para a
execução das pesquisas de antecipação ao projeto.
b) A definição adequada dos conteúdos da Base
Nacional Comum Curricular, a garantia de que os
alunos tenham acesso a esses recursos, as
orientações estabelecidas pelos conselhos
escolares, além da organização do currículo prescrito
no Sistema de Ensino e do tempo planejado para a
realização das pesquisas preliminares ao projeto.
c) A disponibilidade e adequação dos materiais
selecionados, do acesso dos alunos a eles, das
explicações tecidas pelos docentes, bem como da
organização do próprio tempo da escola e do tempo
requerido pela turma para sua execução.
d) A seleção adequada dos materiais disponíveis, o
acesso dos alunos a esses recursos, as explicações
fornecidas pelos sistemas de ensino, assim como a
organização do plano pedagógico e o período
necessário para a realização das avaliações do
projeto.