Paciente masculino, 14 anos, trazido pela mãe ao PA-HPM com relato de dor abdominal após queda de bicicleta, há cerca de 40 minutos.
Na avaliação inicial o paciente apresenta Pressão Arterial de 100 x 62 mmHg, Frequência Cardíaca de 110 bpm, escala de coma de Glasgow 15, pupilas isocóricas e fotorreativas, dor abdominal à palpação em andar superior do abdome, sem irritação peritoneal, com discreta equimose em epigástrio. Realizou Ultrassonografia de emergência que não evidenciou líquido livre na cavidade abdominal.
A Tomografia Computadorizada revelou hematoma intramural em terceira e quarta porções duodenais, sem evidência de enfisema retroperitoneal, associado à discreta densificação da gordura peri-pancreática.
Com relação ao quadro acima, marque a alternativa CORRETA:
✂️ a) Trata-se de uma lesão duodenal grau I, sendo indicado tratamento conservador.
✂️ b) As lesões pancreáticas com envolvimento ductal à esquerda dos vasos mesentéricos superiores devem ser tratadas com a drenagem externa da lesão e suporte nutricional. ✂️ c) O índice de mortalidade das lesões pancreáticas contusas é alto, acima de 20%, provavelmente devido a frequente atraso no diagnóstico e tratamento. ✂️ d) A Tomografia Computadorizada com contraste endovenoso é muito útil na avaliação de lesões pancreáticas, com sensibilidade maior que 90% quando há ruptura do ducto pancreático ou lesão parenquimatosa.