"Com efeito, ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que poss...
Responda: "Com efeito, ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-nos ao hábito; ...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A doutrina aristotélica da virtude, conforme apresentada na Ética a Nicômaco, enfatiza que as virtudes são hábitos adquiridos pelo exercício e não são inatas, o que confirma a alternativa a).
As virtudes intelectuais ou dianoéticas realmente operam na parte racional do homem, ou seja, na razão, conforme a alternativa c).
As virtudes práticas ou éticas atuam na parte irracional do homem, especialmente nas paixões e apetites, mas sempre guiadas pela razão, o que está correto na alternativa d).
A definição da virtude como meio termo entre os extremos da falta e do excesso é uma das ideias centrais da ética aristotélica, exemplificada pela coragem entre temeridade e covardia, conforme a alternativa e).
Porém, a alternativa b) está incorreta porque a síntese das virtudes que constituem a arete, ou excelência ética, encontra-se na Ética a Nicômaco, e não em A Política. Embora A Política trate da vida em sociedade e da organização política, a ética das virtudes é tema central da Ética a Nicômaco. Portanto, a alternativa b) não corresponde à doutrina aristotélica da virtude.
A doutrina aristotélica da virtude, conforme apresentada na Ética a Nicômaco, enfatiza que as virtudes são hábitos adquiridos pelo exercício e não são inatas, o que confirma a alternativa a).
As virtudes intelectuais ou dianoéticas realmente operam na parte racional do homem, ou seja, na razão, conforme a alternativa c).
As virtudes práticas ou éticas atuam na parte irracional do homem, especialmente nas paixões e apetites, mas sempre guiadas pela razão, o que está correto na alternativa d).
A definição da virtude como meio termo entre os extremos da falta e do excesso é uma das ideias centrais da ética aristotélica, exemplificada pela coragem entre temeridade e covardia, conforme a alternativa e).
Porém, a alternativa b) está incorreta porque a síntese das virtudes que constituem a arete, ou excelência ética, encontra-se na Ética a Nicômaco, e não em A Política. Embora A Política trate da vida em sociedade e da organização política, a ética das virtudes é tema central da Ética a Nicômaco. Portanto, a alternativa b) não corresponde à doutrina aristotélica da virtude.
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