Leia o texto a seguir:
“Kant recusa tanto o empirismo como o racionalismo; existem ideias puras da razão – mas meramente como princípios regulativos a serviço da experiência. Demonstrando a existência de certas condições da experiência não empíricas e, portanto, universalmente válidas. Kant mostra que a metafísica é possível, mas em contraposição ao racionalismo, somente como teoria da experiência, e não como uma ciência que transcende o âmbito da experiência; e, à diferença do empirismo, não como teoria empírica, senão como teoria transcendental da experiência” (HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 39-40. Adaptado).
Otfried Höffe afirma que Kant elabora, com a sua teoria do conhecimento, uma nova metafísica fun-dada em uma “teoria transcendental da experiência”, capaz de superar o racionalismo e o empirismo porque mantém
✂️ a) as ideias puras da razão, mas somente enquanto capazes de comprovação empírica. ✂️ b) as ideias puras da razão, mas somente enquanto condição de conhecimento da experiência como coisa em si. ✂️ c) os princípios a priori da razão, mas somente enquanto princípios imanentes a uma experiência possível. ✂️ d) os princípios a priori da razão, mas somente enquanto condição de possibilidade de uma experiência empírica. ✂️ e) os princípios universais e necessários da razão, mas somente enquanto biologicamente inatos ao homem.