Em Queimadas-PB, uma ONG que trabalha
com jovens em situação de vulnerabilidade social está
revisando seus programas educacionais para garantir
que estejam alinhados com os fundamentos da
educação social. A coordenação pediu uma análise
crítica sobre como esses fundamentos devem ser
aplicados no cotidiano das atividades educacionais.
Considere as afirmativas abaixo: 1. A educação social busca a transformação social dos
indivíduos e das comunidades, através de práticas
pedagógicas que integram valores de solidariedade,
equidade e justiça social.
2. O educador social deve agir como um facilitador do
desenvolvimento integral dos indivíduos, respeitando
suas histórias de vida e promovendo a inclusão social
em todos os níveis.
3. A educação social limita-se à intervenção em
contextos de vulnerabilidade, não devendo interferir em
processos educativos formais.
4. A prática da educação social está ancorada na
pedagogia crítica, que valoriza o empoderamento dos
sujeitos e a conscientização sobre suas realidades
sociais.
5. O trabalho do educador social deve ser baseado na
intervenção direta, sem a necessidade de colaboração
com outros setores, como saúde e assistência social.
Alternativas:
a) Apenas os itens 1, 2 e 3 são verdadeiros.
b) Apenas os itens 1, 3 e 5 são verdadeiros.
c) Apenas os itens 2, 4 e 5 são verdadeiros.
d) Apenas os itens 1, 2 e 4 são verdadeiros.
e) Todos os itens são verdadeiros.