O professor que, não gostando de brincar, esforça-se por
fazê-lo, normalmente assume postura artificial.
Facilmente identificada pelos alunos. A atividade
proposta não anda. Em decorrência, muitas vezes os
professores deduzem que brincar é uma bobagem
mesmo, e que nunca deveriam ter dado essa atividade
em sala de aula. A saída desse processo é um trabalho
mais consistente e coerente do professor no
desenvolvimento de sua atividade lúdica [...]
(KISHIMOTO, p.122,2001).
Assinale a alternativa INCORRETA:
✂️ a) É necessário proporcionar a criança situações de
brincadeiras e aprendizado, por isso o professor/monitor
deve estimular as atividades e mediar esse processo. ✂️ b) O professor/monitor deve buscar sempre um
planejamento sobre brincadeiras para diferentes faixas
etária da criança, além de criar um tempo específico
para que a criança possa brincar com o objetivo de
aprender. ✂️ c) É necessário que os educadores infantis realizem um
vasto trabalho para informar à sociedade que o “brincar”
é uma perda de tempo, além de ser um processo pelo
qual a criança deve passar naturalmente. ✂️ d) O professor/monitor poderá explorar o lúdico em suas
atividades em sala sem perder o objetivo principal, onde
jogos e brincadeiras poderão ser inseridos como uma
metodologia de ensino aprendizado. ✂️ e) Antes de lidar com a ludicidade do aluno, é preciso que
o professor/monitor desenvolva a sua própria. A
capacidade lúdica desse profissional é um processo que
precisa ser também trabalhado.