Na aula de figuras geométricas, um professor enfrenta o desafio de introduzir o conceito de simetria aos alunos do ensino
fundamental. A meta é assegurar que os alunos não apenas compreendam o conceito, mas também participem ativamente
na atividade. O professor deve alinhar sua estratégia com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que se alinha aos
princípios da teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo. Este professor reconhece a importância de adaptar
sua abordagem de ensino de acordo com o estágio de desenvolvimento cognitivo de seus alunos, que, em sua maioria, têm
entre 11 e 12 anos. A prioridade é criar uma aula que estimule a construção ativa do conhecimento, alinhando-se com os
princípios piagetianos . Está de acordo com os princípios piagetianos e considera a fase do desenvolvimento da inteligência
em que provavelmente se encontram os alunos a estratégia:
a) Apresentar uma série de figuras geométricas e pedir que eles identifiquem as figuras simétricas e não simétricas. O professor
deve aumentar gradualmente a complexidade das figuras apresentadas e entregar medalhas para os primeiros a terminarem.
b) Propor problemas desafiadores, como pedir aos alunos que justifiquem por que uma figura é simétrica ou não, com base em
critérios específicos. Em seguida, incentivar os alunos a criarem suas próprias figuras simétricas, usando ferramentas digitais
de desenho ou materiais físicos, como papel e tesoura.
c) Criar um ambiente de aprendizado que envolva atividades práticas e concretas, onde apresenta aos alunos um conjunto de
figuras geométricas, algumas das quais são simétricas e outras não. Em seguida, fornecer materiais, como espelhos de mão,
para que os alunos possam explorar as figuras e observar as simetrias por si mesmos.
d) Pedir aos alunos que dobrem uma folha de papel ao meio e a desdobrem para mostrar como a linha de dobra cria uma linha
de simetria. Distribuir papéis em branco, tintas laváveis e carimbos ou objetos que possam ser usados como carimbos; e,
por último, incentivar os alunos a mergulhar os carimbos nas tintas e carimbá-los no papel de forma criativa, criando padrões
e desenhos.