Determinado professor do 5º ano do ensino fundamental percebe que seus alunos apresentam dificuldades na compreensão
e resolução de problemas matemáticos envolvendo frações. Após uma análise mais aprofundada, ele observa que, de acordo
com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para o ensino de matemática, seus alunos deveriam estar aptos a
compreender e operar com frações nesse estágio. No entanto, muitos deles ainda têm dificuldades nesse tópico. O professor
precisa desenvolver um plano de aula que siga as diretrizes dos PCNs e ajude os alunos a superarem essas dificuldades,
tornando o aprendizado de frações mais acessível e significativo. Para responder ao desafio de como planejar uma aula que
esteja alinhada com os PCNs, analise as afirmativas a seguir.
I. Pode desenvolver uma série de aulas expositivas unidirecionais, pois os alunos estão dispersos em relação aos conceitos
básicos que envolvem as operações matemáticas que subsidiam o conceito de frações. Isso ajudaria a tornar o conceito
mais tangível para os alunos e permitir que eles visualizem a divisão de um todo ou em partes.
II. Pode incorporar situações do mundo real em seus problemas matemáticos que envolvam frações, como dividir uma pizza
entre amigos, medir ingredientes em receitas ou compartilhar brinquedos com irmãos. Isso ajudaria a mostrar a relevância
das frações em suas vidas cotidianas.
III. Deve utilizar estratégias de ensino de reforço, deixando a turma no contraturno e ministrando aulas extras a todos os
alunos, pois reforço nunca é demais até mesmo para os que foram bem avaliados nos conceitos envolvendo frações. Esta
ação reforça o conceito de equidade tão presente nos PCNs.
IV. Pode incentivar a colaboração entre os alunos, promovendo discussões e troca de ideias sobre problemas envolvendo frações. Isso não apenas desenvolveria suas habilidades matemáticas, mas também melhoraria suas habilidades de comunicação e resolução de problemas em grupo.
V. Deve avaliar o progresso dos alunos e ajustar seu planejamento de acordo com as necessidades individuais. Os PCNs enfatizam a importância da avaliação somativa para adaptar o ensino às necessidades de aprendizado de cada aluno.
As atividades que respondem ao desafio de planejar em acordo com os parâmetros curriculares nacionais estão descritas nas
afirmativas
a) I, II, III, IV e V.
b) II e IV, apenas.
c) I, III e V, apenas.
d) I, II, III e IV, apenas.