Pesquisas recentes avaliaram a eficácia de ferramentas de
inteligência artificial (IA) focadas no aluno, contrastando-as com
a atuação de professores em ambientes de sala de aula com
vários estudantes e com a atuação de tutores qualificados em
sessões individuais. Os resultados mostram que, em termos de
avanços na aprendizagem, as ferramentas de IA superam o
desempenho de professores que lecionam para turmas inteiras,
embora apresentem resultados ligeiramente inferiores aos
alcançados por tutores qualificados em cenários de ensino
individualizado.
Baseado em DU BOLAY, Benedict. “Artificial Intelligence as an Effective Classroom
Assistant”. IEEE Intelligent Systems, Vol. 31, nov./dez. 2016. Os resultados dos estudos mencionados acima indicam
✂️ a) a preeminência do ensino personalizado sobre o
padronizado, destacando a importância de abordagens
individualizadas na facilitação da aprendizagem. ✂️ b) a limitada efetividade das ferramentas de inteligência
artificial na promoção do ensino-aprendizagem em contextos
com grande número de alunos. ✂️ c) a superioridade do ambiente da sala de aula tradicional
frente aos modelos de ensino emergentes, indicando as
vantagens dos métodos convencionais de instrução. ✂️ d) a equivalência entre métodos de ensino personalizados e
padronizados, tanto em ambientes educacionais tradicionais
quanto naqueles suportados por IA. ✂️ e) a maior eficácia das ferramentas de IA em relação aos
educadores humanos no processo educacional, ressaltando a
capacidade da tecnologia em otimizar o ensino.