De acordo com Pretto e Bonilla (2022), com a pandemia da Covid19, evidenciou-se a precariedade das políticas públicas de
inserção das tecnologias digitais na educação […] A necessidade
de fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais,
possibilitaram, por meio de legislações emergenciais, aulas a
estratégia denominada de ensino remoto, que demandavam
amplo e intenso uso das tecnologias digitais e de conexão à
internet de qualidade.
Sobre este período é correto afirmar que
✂️ a) devido à extensão do período emergencial a estratégia do
ensino remoto foi regulamentada pelo Estado e seus entes
subnacionais. ✂️ b) a Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação nos Domicílios Brasileiros (TIC Domicílios),
realizada pelo Centro Regional de Estudos para o
Desenvolvimento da Sociedade da Informação (cetic.br,
2019), órgão do Comitê Gestor da Internet (CGI) afirmou que
no que diz respeito às conexões de internet no Brasil,
pesquisadores e coletivos, como a Coalizão Direitos na Rede
(2021), vêm denunciando a baixa qualidade de conexão, uma
vez que está sob a responsabilidade do mercado a oferta dos
serviços, fator que dificultou o acesso dos estudantes aos
melhores serviços. ✂️ c) como responsabilidade do Estado, chips para o acesso às
redes foram distribuídos a todos os alunos nos estados e
municípios brasileiros, a fim de que a aprendizagem pudesse
ocorrer mediada por tecnologias. ✂️ d) os professores, embora muitos enfrentem problemas
distintos àqueles vividos pelas famílias de seus alunos,
especialmente no que diz respeito à conectividade. ✂️ e) uma problemática grave pressionou os professores e, em
alguns: a falta de conhecimentos básicos para que os alunos
soubessem lidar com as tecnologias em redes, atrapalhando a
gestão da aula.