O termo lúdico, descende do Latim “ludus ”, se remete para jogos e divertimento. Os conteúdos lúdicos são fundamentais na
aprendizagem, uma vez que é muito importante introduzir nas crianças a noção que aprender pode ser divertido. As
iniciativas lúdicas nas escolas intensificam a criatividade, contribuindo para o desenvolvimento intelectual dos alunos. A
ludicidade é uma forma de desenvolver a criatividade e os conhecimentos, através de jogos, música e dança, com o intuito
de educar, ensinar, divertir e provocar a interação entre as pessoas. São muitas as atividades lúdicas presentes no cotidiano
do ambiente escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.
✂️ a) Utilizar fantoches na faixa etária a partir de dois anos não é uma boa alternativa para a ludicidade; esse tipo de brincadeira
não estimula as crianças utilizarem a criatividade e imaginação, impedindo o professor de trabalhar a leitura representando
os personagens contidos nas histórias. ✂️ b) O quebra-cabeça, jogo que pode ser usado na faixa etária a partir de cinco anos, tem como objetivo promover às crianças
resolução de problemas e o uso do raciocínio. Pode ser usado para a metodologia de ensino com temas associados à
conteúdos didáticos, dentre eles, o alfabeto, sílabas e palavras ✂️ c) A massa de modelar é uma das atividades lúdicas mais usadas no ambiente de aprendizagem, sendo inserida a partir da faixa
etária de três anos, elas estimulam as crianças soltarem a imaginação, colocando em prática, pelas suas próprias mãos,
ideias, permitindo desenvolver habilidades de criação e construção. ✂️ d) A brincadeira do telefone sem fio é muito interessante, podendo ser praticada na faixa etária a partir dos quatro anos, sendo
necessário atenção, criatividade e memória, permitindo que os professores usem conteúdos abordados em sala de aula.
Essa brincadeira é feita de modo coletivo, com objetivo de ajudar no desenvolvimento da audição, concentração, oralidade
e para resgatar a memória.