O desenvolvimento do movimento humano ao longo
das etapas escolares, do Pré-Escolar ao Ensino Médio, exige
práticas pedagógicas adaptadas às diferentes fases de
crescimento e maturação dos alunos. Considerando os
princípios do desenvolvimento motor e a progressão das
habilidades motoras ao longo dessas fases, uma prática
pedagógica adequada para otimizar o desenvolvimento do
movimento humano em cada uma dessas etapas é que
a) a prática de atividades físicas deve ser homogênea em todas
as fases, priorizando a repetição de exercícios técnicos e
padronizados desde o Pré-Escolar até o Ensino Médio para
garantir a uniformidade do aprendizado motor.
b) durante o Pré-Escolar, o foco deve ser em atividades lúdicas
que estimulam o movimento espontâneo, enquanto no
Ensino Médio a ênfase deve estar no treinamento técnico e
competitivo de esportes, sem a necessidade de atividades
lúdicas.
c) a progressão do movimento humano deve ser
cuidadosamente planejada, começando com atividades
lúdicas e exploratórias no Pré-Escolar, avançando para o
desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais no
Ensino Fundamental, e culminando com a especialização
esportiva e a prática consciente de atividades físicas no
Ensino Médio.
d) desde o início da escolaridade, deve-se priorizar a
preparação física para esportes competitivos, focando no
desenvolvimento das habilidades específicas necessárias
para o desempenho esportivo no Ensino Médio.
e) o desenvolvimento do movimento humano deve ser tratado
de forma secundária ao conteúdo teórico das aulas de
Educação Física, sendo mais relevante para alunos que
demonstram interesse em carreiras esportivas.