A Educação Matemática surgiu no século XIX, em consequência dos primeiros questionamentos sobre o ensino de matemática. Os matemáticos da época preocupavam-se em como tornar os conhecimentos mais acessíveis aos alunos e buscavam uma renovação no ensino de matemática. No Brasil, foi na década de 1950 que as discussões sobre Educação Matemática tiveram suas origens. No entanto, sua consolidação se deu em 1988, ano de fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. Vários autores definem o que entendem por Educação Matemática. Em 1993, durante o I Seminário de Educação Matemática, definiu-se Educação Matemática como área autônoma de conhecimento com objeto de estudo e pesquisa interdisciplinar. (Souza et al., 1991.) Sobre as atuais tendências da Educação Matemática, assinale a afirmativa INCORRETA.
✂️ a) Etnomatemática : o termo foi criado com o objetivo de descrever as práticas matemáticas de grupos culturais, a partir da análise das relações entre conhecimento matemático e contexto cultural. ✂️ b) Literatura e matemática : a integração entre a matemática e a literatura vem sendo discutida no meio educacional e fundamenta-se no interesse em desenvolver práticas pedagógicas interdisciplinares. ✂️ c) Tendência formalista-moderna : o ensino de matemática é influenciado por um movimento de renovação conhecido como matemática moderna. Caracteriza-se a com ênfase no uso da linguagem, no rigor e nas justificativas. ✂️ d) Modelagem matemática : é a arte de expressar por intermédio da linguagem matemática, situações-problema reais, ou seja, é uma nova forma de encarar a matemática que consiste na arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real.