Martins, Picosque e Guerra sugerem que, para a avaliação do
conhecimento da produção artística dos alunos, o docente
responda às seguintes perguntas:
O aprendiz constrói conceitos sobre arte? Relaciona e compara
intenções e valores nas manifestações artísticas e estéticas do
passado e da atualidade, na sua própria cultura e na de outros
povos? Em que nível de profundidade? Produz trabalhos artísticos
utilizando sua poética pessoal para expressar e comunicar
imagens? Ele frui arte? É sensível a ela?
Adaptado de MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha
Telles. Didática do Ensino de Arte. São Paulo: FTD, 1998, p. 142.
Com base no trecho, é correto afirmar que, para as autoras, a
avaliação em Arte
a) tem a finalidade de proporcionar uma visão retrospectiva e
medir a aprendizagem do aluno.
b) consiste no recolhimento de dados sobre as habilidades
específicas de cada aluno, com o fim de identificar possíveis
estudantes vocacionados para a arte.
c) visa emitir um juízo de valor sobre o desempenho artístico dos
educandos, com base em critérios previamente estabelecidos.
d) proporciona aprendizagens socialmente significativas para o
aluno visto como objeto do processo de aprendizagem
e) consiste em aferir o processo de criação do aluno, suas
capacidades de percepção e análise, bem como o seu
conhecimento da produção artístico-estética.