No Ensino Fundamental, o ensino de Artes se debruça sobre diferentes campos de estudo, como as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro — os quais articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, de ler, de produzir, de construir, de exteriorizar e de refletir sobre formas artísticas. Nesse sentido, compreende-se que a sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo da aprendizagem em Arte. Desse modo, é correto afirmar que consta dentre as competências específicas de do referido componente curricular o(a)
✂️ a) exploração, o conhecimento, a fruição e a análise displicentemente de práticas e produções artísticas e culturais do entorno social do aluno e dos povos indígenas — dado que a valorização de comunidades tradicionais indígenas é a essência da Arte. ✂️ b) experiência da ludicidade, da percepção, da expressividade e da imaginação, ressignificando espaços da escola para que a Arte exerça o seu papel de valorização indígena. ✂️ c) estabelecimento de relações entre Arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, criticamente como o consumo é positivo para o acesso da Arte às classes mais altas. ✂️ d) análise e a comparação do patrimônio artístico nacional, material e imaterial, com suas histórias, implementando a visão de mundo que defende a Arte como responsável pela valorização da cultura indígena. ✂️ e) compreensão das relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e de comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual.