A contemporaneidade é marcada pela discussão acerca das políticas e programas de formação docente, por desempenharem papel vital na construção e moldagem do sistema educativo em resposta aos desafios sociais que enfrentamos atualmente, como o uso das TIC, inclusão, entre outras. Emerge a necessidade crucial da avaliação dessas políticas e programas, como uma ferramenta para entender não apenas sua eficácia e efetividade, mas também para avaliar a equivalência com os propósitos e valores que as fundamentam, pois, segundo Fernandes (2013), a avaliação de programas ocorre como um procedimento intencional e organizado de inspecionar os métodos e/ou os resultados de uma medida específica de política ou programa. Nesse contexto, a avaliação se revela como um processo complexo, que abrange desde a formulação até a análise de resultados e consequências, fornecendo subsídios para decisões informadas e aprimoramento contínuo.
Com base nas teorias do autor citado, assinale a alternativa incorreta sobre o que é e não é a avaliação:
✂️ a) A avaliação não é uma ciência exata nem uma mera técnica. ✂️ b) A avaliação, em geral, não se reduz a uma medida, sendo uma prática social sofisticada que exige participação e interação social. ✂️ c) A avaliação não produz, em geral, resultados exatos nem definitivos, porém deverá ser credível, rigorosa e útil para todos os intervenientes no processo. ✂️ d) A avaliação permite-nos discernir a qualidade de qualquer objeto, desde que seja por meio das experiências geradas por determinada avaliação. ✂️ e) A avaliação deve ser utilizada para melhorar a vida das pessoas, das organizações e das sociedades.