Como a nossa sociedade sofre um ritmo intenso de modificações, a escola e o ensino de história, em especial, deve acompanhar
esse processo sob pena de transmitir conhecimentos já ultrapassados. Para isto deve incorporar os temas e as inovações
tecnológicas com que os alunos já lidam no seu cotidiano. Constitui-se hoje, para os educadores do ensino fundamental e
médio, um desafio muito grande ensinar alunos que têm contato cada vez maior com os meios de comunicação e sofrem a
influência da televisão, rádio, jornal, vídeogames, [...] computador, redes de informações e etc.
(Ferreira. 1999, p. 144.)
Discutir a respeito da utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de história, embora não
seja mais novidade, é pertinente e necessário. Nesse contexto de evolução informacional constante:
✂️ a) Apesar das inúmeras estratégias tecnológicas, incluindo os requintes da inteligência artificial, não se pode prescindir as aulas
em que o professor seja o sujeito absoluto da fala. ✂️ b) Não são mais aceitos, em hipótese alguma, elementos antiquados como livros antigos, objetos de outras épocas e,
principalmente, exposições de conteúdos mediados pelo professor. ✂️ c) Os sujeitos que têm acesso ao mundo possibilitado pela Internet provavelmente não vão se contentar (ou se acostumar
mesmo) em ter aulas nas quais impere o tradicionalismo pedagógico. ✂️ d) O aluno ganha o lugar de destaque, sendo ele o protagonista e o autor de seu próprio conhecimento, dispensando a
participação de professores ou tutores em qualquer nível de escolaridade.