Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
indicaram uma dificuldade do professor da rede municipal de
Montes Claros de trabalhar com estruturação e formação de
palavras. Em uma reunião pedagógica entre Secretaria de
Educação e docentes, foi proposta uma oficina de resolução
de problemas, em que os seguintes itens precisariam
ser analisados:
I. “Fitoterápico”, “líquido” e “álcool” são palavras
nas quais se notam a mesma regra de
acentuação gráfica.
II. Na frase “Os diálogos são a essência da
comunicação, pois estruturam as relações sociais
e mantêm uma estrutura de respeito.”, o sinal de
acentuação gráfica em “mantêm” marca o plural
do verbo, que assim é acentuado para concordar
com “diálogos”.
III. “País” e “aí” são vocábulos que trazem acento
agudo. Isso se justifica pela mesma regra de
acentuação gráfica.
IV. A acentuação presente nas palavras “amazônico”
e “viúva” deve-se pela mesma regra de
acentuação gráfica.
V. “Estágio”, “diária” e “após” são palavras acentuadas
de acordo com a mesma regra gramatical.
Considerando a norma-padrão da Língua Portuguesa,
nesse contexto, estão incorretos os itens
a) I, III e V, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) IV e V, apenas.