A prática de análise linguística distingue-se do
ensino tradicional de gramática. Neste, a
linguagem é uma estrutura dada, acabada;
naquela (prática de análise linguística), a
linguagem é uma forma de interação social, que
funciona segundo certas condições de produção
dos gêneros textuais/discursivos, caracterizados
pelo tema, composição, estilo, forma de
circulação, interlocutores, situação comunicativa,
intencionalidade, aceitabilidade, etc. Na sala de
aula escolar, a prática de análise linguísticaconsidera a construção de efeitos de sentido como
o ponto central do trabalho docente.
Fonte : MENDONÇA, M. Análise linguística: refletindo sobre o que a
há de especial nos gêneros. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.;
CAVALCANTI, M. C. B. (orgs.) Diversidade textual : os gêneros na
sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 73-88. (adaptado).
Na sala de aula, é INCORRETO afirmar que a
prática de análise linguística
✂️ a) focaliza a integração das práticas de leitura,
oralidade e produção de variados tipos e
gêneros textuais. ✂️ b) funde-se ao trabalho com os gêneros textuais,
na medida em que contempla a intersecção
das condições de produção e as escolhas
linguísticas dos estudantes e docente. ✂️ c) tem preferência por questões abertas e
atividades de pesquisa, que exigem
comparação e reflexão sobre adequação e
efeitos de sentido, a partir de variados gêneros
textuais. ✂️ d) concebe a língua como ação interlocutiva
situada, sujeita às interferências dos
estudantes e docente. ✂️ e) privilegia como unidade de análise a palavra, a
frase, o período e prefere atividades
estruturais de identificação, de classificação
de unidades, de funções morfossintáticas e
correção gramatical.