Em uma escola de ensino fundamental no Estado
do Tocantins, uma professora do 7° ano precisa
abordar, de acordo com o Documento Curricular
do Estado do Tocantins (DCT), a unidade Vida e
Evolução. Considere a habilidade “Caracterizar os
principais ecossistemas brasileiros quanto à
paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo,
à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e
fauna específicas”, abordando o objeto do
conhecimento “Diversidade de ecossistemas:
ecossistemas brasileiros”. Em seu planejamento,
a professora pesquisou sobre possíveis
metodologias para atender a habilidade e o objeto
do conhecimento requeridos. Tendo por base o
DCT, assinale a assertiva que não contempla a
habilidade e o objeto de conhecimento requeridos:
✂️ a) Pesquisa comparativa sobre ecossistemas,
identificando fatores que contribuem para o
seu desequilíbrio ✂️ b) Investigação sobre quais foram as ações
humanas que interferiram na mudança de
paisagem em sua região. ✂️ c) Identificação da importância ecológica e
econômica das espécies nativas do Cerrado,
ecossistema predominante no Tocantins. ✂️ d) Estudo comparativo de ecossistemas
observados em sua região com os
ecossistemas brasileiros previamente
pesquisados. ✂️ e) Pesquisa científica sobre os principais
ecossistemas brasileiros, com a descrição de
elementos de sua flora, fauna e fatores
abióticos