Pesquisadores da área da educação discutem o
papel das instituições educacionais na
contribuição da sociedade, especialmente, das
camadas mais pobres e excluídas, as quais, para
eles, são negligenciadas, e o sistema de ensino brasileiro não se volta para elas, sendo estas as
que mais precisam de conhecimento. Ainda,
tecem considerações a respeito do grupo
dominante, relacionando à pressão destes para
com o governo sobre os profissionais da
educação, visando o poder dominador à formação
do cidadão para o trabalho. Sobre aspectos éticos,
filosóficos e sociológicos da educação republicana
e democrática, analise: I. A escola é compreendida como um espaço
em construção social com a plena
participação dos trabalhadores da educação,
pais, mães, responsáveis, alunos,
comunidade extraescolar.
II. A escola só será verdadeiramente pública
quando a população escolarizável tiver
acesso geral e indiferenciado a uma boa
educação escolar.
III. A escola pública não deve favorecer aos
interesses particulares e restritos dos grupos
dominantes.
IV. Uma das condições para que a escola
alcance seus objetivos educacionais está na
articulação do saber acumulado
historicamente com os interesses das
camadas trabalhadoras.
V. A formação docente continuada é condição
estruturante para uma educação republicana
e democrática.
Assinale a alternativa CORRETA .
✂️ a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. ✂️ b) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. ✂️ c) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas. ✂️ d) Nenhuma das afirmativas está correta. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas.