Questões Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
Diz-se, em termos gerais, que é preciso "falar a mesma língua": o português, por exe...
Responda: Diz-se, em termos gerais, que é preciso "falar a mesma língua": o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. Mas trata-se de uma língua portuguesa ou de várias línguas portuguesas? O...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Vamos pensar juntos: a questão fala sobre variações linguísticas que dependem da situação social e comunicativa. Ou seja, a linguagem deve ser adequada ao contexto, ao interlocutor e ao propósito da comunicação.
Analisando as alternativas:
a) O professor no ensino superior falando "Fala galerinha do mal! Hoje vamos estudar um negócio muito importante" está usando uma linguagem muito informal e coloquial, que não combina com o ambiente formal de uma aula universitária.
b) O discurso da autoridade pública tem erros e uma linguagem meio estranha ("cidadões" com "õ", por exemplo), o que não é adequado para um discurso oficial.
c) O memorando da diretora usa expressões muito informais e até desrespeitosas ("filhinho", "besteira"), o que não é apropriado para um documento oficial.
d) A fala da criança tentando convencer a mãe é natural, informal e adequada ao contexto familiar e afetivo, com expressões típicas de uma criança pedindo algo.
e) A fala da mãe é formal demais e rebuscada para uma conversa com o filho sobre mesada, o que soa artificial e inadequado.
Portanto, a alternativa que melhor expressa a variedade linguística adequada à situação social é a d), pois a criança usa uma linguagem condizente com seu papel e contexto.
Vamos pensar juntos: a questão fala sobre variações linguísticas que dependem da situação social e comunicativa. Ou seja, a linguagem deve ser adequada ao contexto, ao interlocutor e ao propósito da comunicação.
Analisando as alternativas:
a) O professor no ensino superior falando "Fala galerinha do mal! Hoje vamos estudar um negócio muito importante" está usando uma linguagem muito informal e coloquial, que não combina com o ambiente formal de uma aula universitária.
b) O discurso da autoridade pública tem erros e uma linguagem meio estranha ("cidadões" com "õ", por exemplo), o que não é adequado para um discurso oficial.
c) O memorando da diretora usa expressões muito informais e até desrespeitosas ("filhinho", "besteira"), o que não é apropriado para um documento oficial.
d) A fala da criança tentando convencer a mãe é natural, informal e adequada ao contexto familiar e afetivo, com expressões típicas de uma criança pedindo algo.
e) A fala da mãe é formal demais e rebuscada para uma conversa com o filho sobre mesada, o que soa artificial e inadequado.
Portanto, a alternativa que melhor expressa a variedade linguística adequada à situação social é a d), pois a criança usa uma linguagem condizente com seu papel e contexto.
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