Questões Linguagens e Códigos e suas Tecnologias

Diz-se, em termos gerais, que é preciso "falar a mesma língua": o português, por exe...

Responda: Diz-se, em termos gerais, que é preciso "falar a mesma língua": o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. Mas trata-se de uma língua portuguesa ou de várias línguas portuguesas? O...


1Q929987 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Diz-se, em termos gerais, que é preciso "falar a mesma língua": o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. Mas trata-se de uma língua portuguesa ou de várias línguas portuguesas? O português da Bahia é o mesmo português do Rio Grande do Sul? Não está cada um deles sujeito a influências diferentes ? linguísticas, climáticas, ambientais? O português do médico é igual ao do seu cliente? O ambiente social e o cultural não determinam a língua? Estas questões levam à constatação de que existem níveis de linguagem. O vocabulário, a sintaxe e mesmo a pronúncia variam segundo esses níveis.

VANOYE, F. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1981 (fragmento).

Na fala e na escrita, são observadas variações de uso, motivadas pela classe social do indivíduo, por sua região, por seu grau de escolaridade, pelo gênero, pela intencionalidade do ato comunicativo, ou seja, pelas situações linguísticas e sociais em que a linguagem é empregada. A variedade linguística adequada à situação específica de uso social está expressa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos pensar juntos: a questão fala sobre variações linguísticas que dependem da situação social e comunicativa. Ou seja, a linguagem deve ser adequada ao contexto, ao interlocutor e ao propósito da comunicação.

Analisando as alternativas:

a) O professor no ensino superior falando "Fala galerinha do mal! Hoje vamos estudar um negócio muito importante" está usando uma linguagem muito informal e coloquial, que não combina com o ambiente formal de uma aula universitária.

b) O discurso da autoridade pública tem erros e uma linguagem meio estranha ("cidadões" com "õ", por exemplo), o que não é adequado para um discurso oficial.

c) O memorando da diretora usa expressões muito informais e até desrespeitosas ("filhinho", "besteira"), o que não é apropriado para um documento oficial.

d) A fala da criança tentando convencer a mãe é natural, informal e adequada ao contexto familiar e afetivo, com expressões típicas de uma criança pedindo algo.

e) A fala da mãe é formal demais e rebuscada para uma conversa com o filho sobre mesada, o que soa artificial e inadequado.

Portanto, a alternativa que melhor expressa a variedade linguística adequada à situação social é a d), pois a criança usa uma linguagem condizente com seu papel e contexto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.