As concepções socialmente construídas de que mulheres são inferiores a homens e a de que indivíduos
não heterossexuais são inferiores aos heterossexuais frequentemente estão associadas à violação
dos direitos humanos. A violência contra a mulher e a homofobia estão entre as consequências mais
diretas dessas violações. A discriminação não se limita às questões de gênero, mas também a outros
marcadores sociais, como classe e raça.
MURTA, S. G. et al. Sexismo e heterossexismo: do impacto sobre a saúde às possibilidades de prevenção. In : VIANA, T. C. et al . (org.).
Psicologia clínica e cultura contemporânea . Brasília: Liber Livros, 2012, p. 448-469 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o fortalecimento de uma cultura inclusiva de diversidade de gênero
e sexual, avalie as afirmações a seguir.
I. Os livros didáticos e os projetos desenvolvidos nas escolas, em que o tema da sexualidade é
considerado ação preventiva, garantem, ao tratarem da perspectiva biológica, a abordagem dos
direitos sexuais e reprodutivos, dispensando a exploração de outros contextos.
II. Os programas relacionados à equidade de gênero e diversidade sexual objetivam transformar,
por meio de intervenção educativa, o sistema de crenças e de comportamentos dos seus
participantes, que podem tornar-se multiplicadores e influenciar mudanças culturais.
III. A discussão sobre a diversidade sexual na escola, embora seja importante, pode impactar o
desenvolvimento de um curso natural da sexualidade.
IV. Os programas educacionais e as estratégias de desenvolvimento pessoal com estudantes são
essenciais para promover a equidade de gênero e o respeito à diversidade sexual.
É correto apenas o que se afirma em
✂️ a) II. ✂️ b) III. ✂️ c) I e III. ✂️ d) II e IV. ✂️ e) I, II e IV.